Uma cozinha arrumada é sinônimo de bom gosto, funcionalidade e praticidade. A organização facilita o preparo das refeições e evita a bagunça, deixando o dia mais fluido. Além disso, com os itens devidamente arrumados, você economiza tempo, reduz o estresse e torna o ambiente mais prático e eficiente.
Organizar a cozinha vai além de deixar o armário arrumado, envolve também pensar na configuração dos móveis. Por exemplo, se você for comprar geladeira, é importante pensar em um cantinho longe do fogão, em um espaço que não comprometa a circulação de pessoas.
Você já guardou uma colher ou uma panela e ficou sem saber onde estava? Deixar os itens que você mais usa em um local acessível facilita o preparo das refeições e evita que você perca tempo procurando. Uma dica útil é organizar os utensílios por categoria ou frequência de uso, utilizando suportes, ganchos ou gavetas próximas à área de preparo. Assim, você terá tudo o que precisa à mão, sem complicações.
Além disso, vale a pena investir em soluções práticas, como prateleiras ajustáveis ou organizadores de bancada, para manter esses itens sempre ao seu alcance sem comprometer o espaço. Em cozinhas pequenas, por exemplo, ganchos instalados na parede podem ser uma excelente opção para pendurar panelas ou espátulas.
Você já reclamou que estava sem espaço nos armários? Para deixar tudo em seu devido lugar e ter uma rotina eficiente, use divisórias e prateleiras ajustáveis. Assim, você categoriza os itens e deixa tudo mais acessível.
Você também pode usar prateleiras ajustáveis, com regulagem de acordo com a necessidade para guardar artigos de diferentes tamanhos e formas. Elas permitem que você aproveite todo o espaço disponível.
Para as gavetas, organize por categorias: talheres para preparo do almoço, talheres para a mesa, panos de prato, tampas, saquinhos e outros. Para aproveitar espaços ociosos, use ganchos para pendurar artigos menores ou de pouco uso.
Para deixar os seus mantimentos organizados, use potes e vasilhas transparentes. Você encontra os jogos de pote em vidro ou em plásticos em lojas de utilidade. Eles servem para conservar os alimentos e facilitar a visualização do que você precisa, facilitando o dia a dia.
Organizadores inteligentes, giratórios e cestos são uma ótima alternativa quando o assunto é funcionalidade. Eles permitem que você encontre e pegue os objetos com mais facilidade. Dessa forma, você não precisa ficar procurando o que está escondido.
Cestos e caixas organizadoras também podem ser usados para agrupar itens parecidos, artigos pequenos, roupas, brinquedos das crianças e até alimentos não perecíveis.
Outra dica é agrupar itens similares, como temperos na cozinha, lanchinhos, produtos de limpeza e outros. Dependendo do artigo, você pode fazer isso em cestas, bandejas ou caixas funcionais.
Muitas vezes deixamos áreas verticais sem uso, e eles são uma ótima opção para liberar mais espaço. Para isso, use ganchos e suportes nas portas dos armários para pendurar xícaras, taças, temperos e outros itens utilizados com frequência. Vale para as paredes também, acima da pia ou do fogão, por exemplo.
Uma segunda opção é adicionar prateleiras avulsas dentro dos armários. Dessa forma, você terá mais um espaço para organizar utensílios como pratos e panelas, e vai aproveitar melhor a altura disponível, mantendo todos os itens ao alcance, sem bagunça.
Ter as gavetas de talheres organizadas já poupa muito esforço e estresse, principalmente na hora de preparar as refeições. Isso também prolonga a vida útil dos itens e evita que as facas percam o corte.
Coloque nas gavetas dos talheres um organizador para que você possa arrumar os itens por categoria separadamente, assim você evita se machucar na hora de procurar itens cortantes.
Na hora de guardar as panelas, é comum ficar sem saber o que fazer com as tampas; afinal, é difícil achar um padrão entre as panelas e as tampas.
Solucionar esse contratempo é fácil: vire as tampas para baixo, dentro das panelas. Dessa forma, você tem uma base reta para guardar outra panela por cima. Depois, é só empilhar todas elas e economizar espaço.