A cultura asiática no Brasil vai muito além de animes e gastronomia. Na verdade, ela chegou a influenciar dados demográficos do nosso país. Esse impacto não passa despercebido pelos brasileiros e, em diversas ocasiões, já foi homenageado por aqui.
Uma das homenagens mais recentes é a lei 15.098, que trata sobre a Ikebana. Explicaremos mais sobre ela a seguir.
Sobre a Ikebana
A Ikebana, ou Iquebana, é a arte de criação de arranjos florais. Sua origem remonta à Índia, onde os arranjos eram oferecidos a Buda. No entanto, foi o Japão quem adotou esta prática e o transformou em uma arte popular em diversos lugares do mundo.
No Brasil, a Ikebana é promovida principalmente pela Associação de Ikebana do Brasil, uma OSC, Organização da Sociedade Civil, sem qualquer fim lucrativo. Fundada em 1962, a associação conta com várias escolas associadas. Vale destacar que a Ikebana vai além da criação de arranjos florais decorativos. Ela é vista como uma forma de conectar o ser humano à natureza. Diante disso, podemos dizer que a Ikebana é uma prática espiritual.
Sobre a Lei 15.098 de 2025
A Lei 15.098 de 2025 instituiu o dia 23 de setembro como o Dia Nacional da Ikebana. Aprovada na Câmara dos Deputados em dezembro de 2024, a proposta já estava sendo discutida há algum tempo. Em 2017, por exemplo, a ex senadora Fátima Cleide chegou a alterar um projeto sobre a criação da data comemorativa, o que acabou adiando sua
formalização.
De qualquer forma, a Lei 15.098 já foi publicada no Diário Oficial da União. Assim, em 2025, teremos o primeiro Dia Nacional da Ikebana no Brasil.
Vale destacar que a publicação desta lei não celebra apenas a Ikebana, mas também pode ser vista como uma homenagem à cultura japonesa no Brasil como um todo, já que o país passará a celebrar uma arte considerada japonesa em data oficial.
A cultura asiática no Brasil
Não é a primeira vez que a cultura asiática mostra sua força no Brasil. A verdade é que a imigração asiática já resultou na criação de verdadeiros bairros em estados brasileiros, como o bairro da Liberdade em SP. Inclusive, alguns dos jogos online de apostas favoritos dos brasileiros são inspirados na cultura asiática.
Por exemplo, temos o Golden Offer e o Dragon Hero. Esses dois jogos apresentam elementos da cultura asiática em seus visuais. Além disso, também é possível confirmar a influência da cultura asiática na culinária brasileira, uma vez que diferentes grandes cidades do Brasil contam com restaurantes que fazem sucesso entre os brasileiros e são especializados nessa culinária. Também vale a pena mencionar a existência de festivais que celebram a cultura asiática em diferentes regiões do país como o Bon Odori e SANA, que não tem um local fixo para celebração, pois isso é uma característica que pode mudar de uma edição para outra e a Festa do Ano Novo Chinês na Liberdade, SP.
Como aprender mais sobre a Ikebana
A maneira mais fácil de aprender sobre essa arte é através do YouTube. A plataforma oferece uma vasta quantidade de conteúdo sobre o tema, tanto em português quanto em outros idiomas, inclusive mostrando na prática como os arranjos são feitos. Assim, você pode aprender mais sobre o assunto sem sair do conforto de casa.
Mín. 23° Máx. 30°