Quem nunca abriu a geladeira e se deparou com uma cenoura murcha? Ou foi comer uma banana e ela estava estragada? É isso que acontece quando não armazenamos as frutas e os legumes na geladeira da forma certa.
Conservar corretamente legumes e frutas é importante para manter a vida útil e as propriedades nutritivas. Além de permitir uma alimentação equilibrada, guardar da forma correta evita o desperdício e problemas de saúde.
Para armazenar da forma certa, é preciso tomar alguns cuidados simples e práticos. São pequenas atitudes que farão a diferença no seu dia a dia, trazendo mais organização e economia.
O primeiro passo é lavar as frutas e verduras compradas no mercado ou na feira. Não deixe para fazer isso apenas antes de comer. Para lavar as frutas e os legumes, prepare uma solução com hipoclorito de sódio diluído em água e deixe por dez minutos de molho.
É importante enxaguar bem e secar antes de armazenar. Em seguida, você pode guardar as frutas e os legumes em saquinhos plásticos ou potes de vidro/plástico na geladeira. Dessa forma, quando for consumir, é só lavar em água corrente e secar.
Algumas frutas e vegetais são emissores de etileno, um gás natural sem odor. Então, ao terem contato com outros itens que produzem esse gás em quantidade menor, o amadurecimento é otimizado, acelerando-o. Entre as frutas que produzem esse gás em grande quantidade, estão:
Esses alimentos precisam ser armazenados longe daqueles que produzem baixa quantidade de etileno, como cenoura, brócolis, aspargos, pepino, batatas e folhas, para não estragar com facilidade.
Nem todos os vegetais e frutas vão para a geladeira. Os que possuem alta durabilidade, como batata, cebola, alho e abóbora, devem ser armazenados em local arejado.
Aqueles com durabilidade média devem ser guardados dentro da geladeira em sacos plásticos. Para o tomate, o armazenamento pode ser feito fora da geladeira para amadurecer mais rápido ou dentro para conservar por mais tempo. Por fim, os que possuem baixa durabilidade devem ser guardados dentro da geladeira.
Para as frutas, a maioria deve ser conservada dentro da geladeira, principalmente depois de cortadas, como abacaxi e melão. No entanto, frutas como banana, laranja, maçã, mamão, manga e maracujá verde devem ser conservadas em local fresco.
Se você gosta de usar ervas frescas, com certeza já reparou que elas murcham rápido. Para preservá-las por mais tempo, uma boa solução é mantê-las em um copo com água.
Uma forma alternativa de armazenagem é o congelamento, que evita que os alimentos estraguem e assim ocorra o desperdício. O congelamento também preserva a cor, os nutrientes e a textura dos alimentos por mais tempo.
Quando feitos da maneira correta, os legumes podem durar até 1 ano, as verduras duram até 3 meses e as frutas até 6 meses. Esse método também permite que você consuma frutas fora de época e facilita o preparo de saladas e refeições rápidas.
Para congelar frutas, lave e seque bem, descasque, corte em pedaços, retire as sementes e armazene em potes de vidro ou plástico com tampa. Outra alternativa é fazer a polpa das frutas, como goiaba, kiwi, acerola, manga, abacaxi e maracujá.
Para congelar legumes e verduras, é preciso escaldar, método que vai provocar a fervura por pouco tempo e preservar a cor, a textura, o sabor e os nutrientes dos alimentos.
Para isso, os alimentos são fervidos por 3 a 5 minutos e resfriados em água filtrada e gelo. Depois, são armazenados em potes de vidro/plástico ou saquinhos no congelador.
Mín. 24° Máx. 29°