A tarefa de comparar preços, percorrer corredores, examinar prateleiras, passar pelo caixa e depois carregar as sacolas no porta-malas já deixa muitas pessoas estressadas. Imagine, então, quando chega o momento de guardar as compras do mercado e organizar tudo na geladeira duplex.
Pensar em organizar os produtos nos armários, encontrar espaço e evitar que algo caia na cabeça já é algo que desanima muitas pessoas. No entanto, com um pouco de organização e limpeza, é possível transformar essa atividade em algo menos estressante e até relaxante — por que não?
Tudo começa antes de ir ao mercado. Revise os armários e anote os itens que estão em falta. Isso não apenas facilita sua vida durante as compras, na hora de pegar os produtos, mas também ajuda a evitar gastos desnecessários.
Verifique armários e prateleiras em busca de produtos vencidos e que você não irá mais usar, isso fará com que você tenha mais espaço disponível para a nova compra.
Além disso, ao fazer essa faxina, você consegue enxergar o que realmente precisa comprar e, além de espaço, passa também a economizar dinheiro.
Planejar as refeições da semana pode ser uma estratégia para otimizar sua rotina. Fazer uma lista detalhada com base no que você pretende cozinhar faz com que você compre apenas o necessário. Isso não só otimiza suas compras, mas também pode resultar em uma alimentação mais saudável e variada.
Outro ponto importante é categorizar a lista de compras por seções do mercado, como hortifruti, carnes, laticínios e itens de limpeza. Isso faz com que a sua ida seja mais eficiente e mais assertiva, economizando tempo e reduzindo a possibilidade de esquecer algo.
Lembre-se de considerar as ofertas e promoções, mas sempre com um olhar crítico. Comprar algo só porque está em promoção pode levar a gastos desnecessários e à aquisição de produtos que você não usará de imediato.
Ao retornar do mercado, é essencial higienizar os produtos antes de guardá-los, pois embalagens e sacos plásticos podem ser fontes de contaminação por germes, bactérias e vírus. Fazendo esse processo, garantimos a segurança alimentar também.
Caixas de leite devem ser limpas com um pano umedecido com álcool 70%; já para embalagens de plástico, água e sabão neutro são suficientes. Não tenha preguiça!
O principal desafio depois de uma ida ao mercado é fazer com que toda a compra caiba dentro do seu espaço, certo? Para auxiliar você nessa jornada, separamos algumas dicas úteis.
Separe os alimentos em categorias ao organizar a despensa ou armário, facilitando, assim, a forma como você os encontra depois. Coloque biscoitos e doces juntos, grãos e cereais em outro espaço, massas e temperos em um lugar separado, e assim por diante. Isso facilita encontrar o que você procura e evita a mistura de itens.
Em alguns armários, as prateleiras são muito altas. Assim, o espaço disponível nem sempre é bem aproveitado porque no dia a dia acabamos evitando usá-los.
Uma boa solução é usar organizadores que ajudam a utilizar todo o espaço de forma funcional, além de ser bonito e dar mais vontade de deixar tudo ainda mais organizado.
Transfira alimentos como arroz, feijão, café, açúcar e sal das embalagens originais para potes bem fechados, que mantenham o alimento protegido e seguro. Potes transparentes são ideais, uma vez que através deles você consegue ver o que tem dentro sem ter que ficar abrindo e fechando. É simples, prático e fácil!
Uma opção é colocar potes de vidro com tampas de rosca na parte inferior de armários ou prateleiras, para armazenar alimentos secos como macarrão, milho, arroz, outros grãos e temperos.
Lembre-se de colocar na frente os alimentos que já estão abertos ou próximos da data de vencimento para que sejam consumidos primeiro e não estraguem.