Uma escola que foi a virada da chave na educação de Lucas do Rio Verde foi tombada como Patrimônio Histórico na manhã desta quinta-feira (04). O prédio da Escola Municipal Olavo Bilac, fundada nos anos 2000, foi um marco em estrutura física no setor do ensino da cidade, que além de trazer um novo conceito de ambiente escolar, serviu de referência para o estado do Mato Grosso.
A cerimônia de tombamento contou com a presença do vice-governador, Otaviano Pivetta, do prefeito, Miguel Vaz, diversas autoridades, dos alunos, convidados e servidores municipais.
“A Escola Olavo Bilac tem um significado histórico muito importante para o município. Foi aqui que aconteceu a virada de chave, pela construção da Escola Olavo Bilac, de construir escolas atrativas, escolas com bom ambiente. Então, o Município acabou sendo referência na educação, na construção de modelos de escola como ela, que acabou inspirando até o Governo do Estado em construir escolas diferentes. Ela é um marco histórico do município, por isso a importância de fazer o tombamento histórico-cultural dessa escola aqui para preservar essa história”, ressaltou o prefeito, Miguel Vaz.
Assim como o tombamento histórico da Casa de Pedra, realizado no último sábado (29), o ato na Olavo Bilac representa um compromisso com a preservação do passado de muitos luverdenses, e a garantia de uma história para as gerações futuras. O objetivo é preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
Para o vice-governador Otaviano Pivetta, retornar à escola 25 anos depois, é um motivo de muita alegria e recordações. A obra foi realizada na gestão dele como prefeito, e ficou marcada na vida de muitos luverdenses.
“Olha, acho que não pode ter nada melhor para um homem público, seja ele quem for, do que voltar à sua base, 25 anos depois, e ver essa cena que eu vi aqui. Mais de mil alunos desfrutam dessa escola, desse centro educacional que tem piscina desde então. Há 25 anos nós fizemos piscina semiolímpica, piscina infantil, quadra de esporte, alimentação de qualidade, e essa escola já produziu muito capital social. Graças a essa estrutura e aos professores e professoras que se sentiram motivados também e no passar dos anos continuam com o entusiasmo. Eu estou muito feliz! Nada mais importante que um homem público possa deixar como legado do que capital social”, relatou o vice-governador, Otaviano Pivetta.