Agricultura Agricultura e ...
Palmeira e São João aderem a programa que amplia vendas de agroindústrias
O certificado de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR) é emitido pela...
21/06/2024 23h16
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O município de Palmeira, nos Campos Gerais, recebeu oficialmente nesta sexta-feira (21) o certificado de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). Na quinta, a mesma certificação foi entregue ao município de São João, em solenidade no Núcleo Regional da Seab em Pato Branco.

O documento é emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e foi entregue pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, na sede da Prefeitura de Palmeira.

Criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf/PR é destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. O certificado acaba com entraves burocráticos que impossibilitam que produtos alimentícios e derivados, reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário, sejam vendidos além dos limites locais. Com a adesão ao sistema, os municípios podem indicar as pequenas agroindústrias que cumprem com as normas sanitárias e que poderão ampliar as vendas para todo o território estadual.

A meta do Governo do Estado é certificar 200 municípios até o final deste ano. Até o momento, 147 já aderiram. O objetivo é garantir maior valor agregado aos produtos da agroindústria familiar, para que ganhem mercado e garantam renda aos produtores. “Isso dá oportunidades a quem produz alimentos de qualidade, ampliando a comercialização para todo o Paraná. Nós queremos ter um rural menos desigual, desenvolver ações para manter as famílias no campo com qualidade de vida", disse o secretário.

Continua após a publicidade

O prefeito de Palmeira, Sérgio Belich, destacou que a cidade tem produtos de qualidade e típicos, como o queijo porungo, que agora têm a chance de circular em todo o Estado. "Parabenizo nossa equipe pelo empenho, e espero que os produtores possam aproveitar essa oportunidade e transformar nossa realidade. São portas que se abrem", disse.

ORGANIZAÇÃO- A chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (DPVAT), da Adapar, Mariza Koloda Henning, reforçou o benefício ao município e aos produtores. “O Susaf representa muito para o pequeno empreendedor, permite fazer planos, dá segurança para que ele possa empreender quando percebe que o município dá força com um serviço de inspeção bem estruturado”, afirmou.

Continua após a publicidade

Proprietária de uma agroindústria de queijo porungo há oito anos regularizada no município de Palmeira, Carolina Baptista aguardava com ansiedade a adesão do município ao Sistema para aumentar as vendas. Ela é da quarta geração da família que produz e já integra a Rota do Queijo Paranaense. "Hoje nós temos capacidade de produzir três vezes mais", contou.

PRESENÇAS- Também participaram da solenidade em Palmeira o chefe do núcleo regional da Seab em Ponta Grossa, Marcelo Hupalo; o chefe do escritório regional da Adapar em Ponta Grossa, Luiz Scheuer; a gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) em Ponta Grossa, Luciane Curtes; além de servidores da prefeitura, do Sistema Estadual de Agricultura e produtores e lideranças.

SUDOESTE- As agroindústrias de São João, município no Sudoeste do Paraná, que se adequarem às exigências sanitárias impostas pelas legislações e tiverem a aprovação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) também poderão ampliar de 12 mil para 11,4 milhões o número de consumidores potenciais de seus produtos. O certificado Susaf foi entregue pelo secretário Natalino Avance de Souza na quinta-feira (20), em solenidade no Núcleo Regional da Seab em Pato Branco, com a presença dos funcionários do Núcleo.

O prefeito Clóvis Cuccolotto destacou ter optado pela adesão ao Susaf também porque ele possibilita renda e a permanência dos jovens no campo. “Para os pequenos produtores de São João é uma porta que se abre”, disse.

Continua após a publicidade