Ampliação das equipes de inteligência das forças de segurança será uma das prioridades
O Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi) realizou sua primeira reunião, nesta sexta-feira (21), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Como primeira determinação do Coesi, serão fortalecidos setores do Poder Judiciário, Ministério Público (Gaeco) e Polícia Civil (Draco) relacionados ao combate às organizações criminosas. A ampliação das equipes de inteligência das forças de segurança será prioridade neste primeiro momento, assim como o fortalecimento estrutural e de pessoal. O governador Elmano de Freitas também citou que demandas acerca do combate à criminalidade foram repassadas ao presidente Lula, durante reunião os governadores do Nordeste.
Elmano de Freitas destacou o empenho de diversos setores do Estado para a evolução e a melhoria da segurança pública no Ceará. “Considero a reunião de hoje muito importante para o Ceará. A presença de todas essas autoridades demonstra a união para fazermos esse enfrentamento sem nenhum recuo. Somente juntos vamos vencer as organizações criminosas no estado, no Nordeste e no país”, disse.
“Os governadores do Nordeste estiveram reunidos com o presidente Lula, na última quinta-feira (20), e demonstraram as suas preocupações com a segurança pública. Ouvimos do presidente que ele irá se reunir com o seu Ministério para, após, reunir governadores e estabelecer um plano comum para a segurança do país. Considero isso um marco para o Brasil”, complementou o chefe do Executivo Estadual.
1 – Fortalecimento da Vara de Delito de Organizações Criminosas
2 – Fortalecimento do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco)
3 – Fortalecimento da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco)
4 – Ampliação imediata do Setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e reforço de estrutura e pessoal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)
5 – Alinhamento entre Governo Federal e estados para a construção de um plano nacional de combate à violência
Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides garantiu participação ativa do órgão dentro do Coesi. “O Tribunal de Justiça tem tomado, historicamente, posições em conjunto com o Governo do Estado em prol da sociedade. Tenho para mim que o maior pecado é o da omissão. O nosso Tribunal vai participar deste Comitê e não se omitirá de nada, sempre seguindo o cumprimento da nossa obrigação institucional”, pontuou.
Procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho ressaltou a importância da integração de forças no combate ao crime. “O que fizemos hoje foi reconhecer que essa responsabilidade pela segurança pública é algo a ser compartilhado por diversas frentes, de forma a garantir uma melhoria da segurança como um todo para a população do nosso estado”, afirmou.
Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado, o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e toda a cúpula da Segurança Pública do Ceará, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O Coesi é formado pelo governador, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social e os respectivos comandantes dos órgãos vinculados – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Pefoce e Supesp, do secretário da Administração Penitenciária, do procurador-Geral do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça, o presidente da Assembleia Legislativa, o procurador-geral de Justiça do Estado, o superintendente da Polícia Federal no Ceará e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará.