A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Projeto Registrar, realiza a emissão de documentos de identificação dos internos do sistema prisional do Piauí.
No mês de maio, as equipes do Instituto de Identificação Félix Pacheco emitiram 15 identidades na Colônia Agrícola Major César Oliveira e 18 na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Em junho, na Cadeia Pública de Altos, foram emitidos 35 documentos e na Penitenciária de Altos, 22 identidades civis foram expedidas.
O Projeto Registrar existe desde 2015 e, segundo a coordenadora de Serviço Social da Sejus, Suzana Marreiros, possibilita o acesso a direitos e cidadania das pessoas privadas de liberdade.
“Esse projeto ocorre frequentemente, onde o Instituto de Identificação vai até o interno, após a avaliação e organização do serviço social, verificando a necessidade de documentação. Evita que os internos saiam e a Polícia Penal garante a segurança durante a ação”, destaca a coordenadora.