Reeducandos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, participaram de palestras proferidas por jogadores profissionais que atuaram no Parnahyba Sport Club e no futebol piauiense. O evento contou com a participação do zagueiro Gilmar Bahia, bicampeão estadual, e do lateral Bruno Sorin.
A atividade contemplou o projeto “Presos pela Leitura”, desenvolvido na unidade penal desde 2022 e que consiste no incentivo à leitura com rodas de conversa e palestras realizadas por profissionais da cidade.
Dessa vez, a temática foi a história do futebol de Parnaíba. Além dos jogadores, o professor e escritor Mauro Sousa participou do projeto como palestrante e fez a distribuição de livros de sua autoria, como o “A banda municipal Simplício Dias da Silva”.
“Já tivemos vários encontros desse projeto e sempre de extrema importância para que possamos dar aos internos uma nova visão de mundo através da leitura. Contamos com a participação de assistentes sociais, pedagogos, que levaram aos reeducandos um momento de descontração que tem como objetivo ressocializar os internos da unidade usando a leitura como incentivo para este fim”, disse o policial penal e gerente da unidade, Fernando Caldas.