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Amazonas Energia é notificada pelo Procon-AM após apagão em Manacapuru e quedas de energia em Presidente Figueiredo

Foram solicitadas informações acerca do total de consumidores afetados e sobre o que provocou o desligamento do serviço

16/05/2024 às 22h37
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
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Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: João Pedro/Procon-AM

O Instituto de defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou, nesta quinta-feira (16/05), a empresa Amazonas Energia a prestar esclarecimentos sobre a falta de energia elétrica nos municípios de Manacapuru, e Presidente Figueiredo, (a 98 e 117 quilômetros da capital, respectivamente). Manacapuru enfrentou uma interrupção elétrica de aproximadamente 10 horas no último final de semana, enquanto Presidente Figueiredo registrou quedas de energia recorrentes na última semana.

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Na notificação, o Procon pede série de informações sobre o total de consumidores afetados; esclarecimentos sobre o que provocou o desligamento do serviço; as medidas tomadas para minimizar os impactos sofridos pela população e a reparação de possíveis perdas, ocasionadas pela interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Conforme o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, as pessoas que tiveram prejuízos podem recorrer aos seus direitos via Procon, via requisição administrativa na própria concessionária de energia ou no Poder Judiciário.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: João Pedro/Procon-AM

“No Código de Defesa do Consumidor existe a teoria do risco e quem assume o risco das atividades são os fornecedores. Então, nós estamos trabalhando para responsabilizar cada um nessa cadeia”, destacou o diretor-presidente do órgão.

O Procon-AM deu prazo de 10 dias para que a empresa Amazonas Energia S.A encaminhe as respostas, bem como a documentação comprobatória das medidas tomadas. O órgão, enfatiza que a falta de retorno da concessionária Amazonas Energia pode ser considerada desobediência e estar sujeita a sanções.

Canais de denúncia:

Para dúvidas e denúncias, a população pode entrar em contato com o setor de atendimento do Procon-AM por meio dos telefones (92) 3215-4009 / 0800-092-1512 ou encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico: fiscalizaoprocon@procon.am.gov.br. O órgão enfatiza que está aberto para atender à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Av. André Araújo, 1500 – Aleixo.

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