23°C 26°C
João Pessoa, PB
Publicidade

Piauí passa a contar com Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

O curso será ofertado na Ufpi, que agora integra o ProfÁgua, e tem grande relevância para a gestão dos recursos hídricos do estado.

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
29/04/2024 às 23h13
Piauí passa a contar com Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) anuncia que estão abertas, até 19 de maio, inscrições para o processo seletivo de ingresso ao curso. Serão 24 vagas para a Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

A Ufpi agora integra o ProfÁgua, com 11 vagas para a ampla concorrência; 5 para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas; 3 para candidatos com deficiência (PcD); 5 para o Programa de Capacitação Interna PCI-Ufpi.

Continua após a publicidade

O diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Igor Klaus, destaca a importância de o Piauí agora possuir a oferta do curso. “Permitirá uma oportunidade de ampla formação aos profissionais na gestão integrada dos recursos hídricos, fortalecendo as ações da política em todo o estado”, pontuou.

O coordenador do ProfÁgua na Ufpi, professor Carlos Ernando da Silva, fala sobre o objetivo do mestrado profissional na área. "O mestrado profissional ProfÁgua tem como objetivo promover o uso sustentável das águas e adota cinco instrumentos: o Plano de Recursos Hídricos, o Enquadramento dos corpos hídricos segundo seus usos, a outorga de uso dos Recursos Humanos (RH), a cobrança pelo uso dos RH e o Sistema de informação em RH", afirma o coordenador.

ProfÁgua

O ProfÁgua é um curso de mestrado stricto sensu, gratuito e que proporciona ampla formação aos profissionais na gestão integrada dos recursos hídricos. A seleção será feita por meio de prova de conhecimentos específicos presencial, de caráter eliminatório, no dia 30 de junho. O processo seletivo ainda conta com mais duas fases classificatórias, sendo uma proposta de projeto de pesquisa e uma prova de títulos.


Confira aqui o Edital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários