Cultura São Sebastião - SP
Fundass realiza atividades culturais de tributo aos 115 anos de Deodato Sant’Anna
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), realiza nos dias 25 e 28 de abril ativida...
19/04/2024 22h35
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), realiza nos dias 25 e 28 de abril atividades culturais de tributo a Deodato Sant’Anna, patrono da instituição que completaria 115 anos no dia 30 de abril, fazendo homenagem póstuma ao caiçara que deixou um importante legado, sendo exemplo de determinação e amor pela cultura local.

Na quinta-feira (25), às 19h30, a Casa Severino Ferraz, no Centro Histórico, será palco de apresentações musicais locais com o grupo Caiçarissímo e o Sarau Azul, entre outras, além de declamações de poesias com o professor, poeta e prosador Geraldo de Buta. Vale ressaltar que a Casa Severino Ferraz foi recentemente inaugurada, uma residência construída no final do século XVIII, localizada em quadra tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), e que foi palco de diversos saraus e apresentações artísticas na década de 50.

Já no domingo (28), as atividades ocorrerão no Teatro Municipal de São Sebastião, a partir das 17h. Abrindo a programação do dia, a Banda Municipal de São Sebastião ‘Maestro Manoel Ladislau de Mattos’ promete apresentar um emocionante repertório. Deodato foi integrante da banda aos 11 anos de idade e era conhecido por sua dedicação e entusiasmo. Na sequência, o Corpo Estável de Dança e a Cia. de Dança da bailarina Marila Cardim, neta de Deodato Sant’Anna, sobem ao palco para se apresentarem.

Continua após a publicidade

Sobre Deodato Sant’Anna

Nascido em 30 de abril de 1909, no bairro Topolândia, filho de Tude Manoel Sant’Anna e Dona Maria Joana Sant’Anna, Deodato Sant’Anna cursou a escola primária no Grupo Escolar Henrique Botelho, onde participou e se destacou em atividades teatrais desde cedo.

Sua presença ativa em grupos carnavalescos e seu papel como lavrador o tornaram uma figura amada e respeitada na comunidade.

Continua após a publicidade

Foi casado com Benedita de Paula Sant’Anna, natural da Praia da Enseada, com quem teve oito filhos, sendo dois homens (Deodato e Renato) e seis mulheres (Maria Luiza, Rosa Maria, Ana Maria, Maria de Lurdes, Maria Conceição e Sônia Maria) e 18 netos.

Além de sua atividade agrícola, contribuiu para o desenvolvimento urbano, cedendo terrenos para abertura de ruas e construção de uma praça.

Como estivador, enfrentou desafios trabalhando nos cais de São Sebastião, antes da existência de maquinaria moderna.

Juntando conchas numa praia que hoje leva o seu nome (Praia do Deodato) em uma caieira feita pelo mesmo, fabricava cal para construção.

Continua após a publicidade

Tinha como hobby a pescaria. Com sua canoa a remo, enfrentava o mar, indo com suas varas e samburás pescar no Araçá, Parcel, Barequeçaba e outras praias da costa.

Exerceu funções variadas, como Inspetor de Quarteirão e porteiro de cinema.

Após enfrentar problemas de saúde, Deodato faleceu em 19 de abril de 1984, deixando um legado de trabalho árduo e compromisso com sua comunidade.

#PraTodosVerem: arte gráfica com dados sobre o evento de tributo aos 115 anos de Deodato Sant’Anna. Fim da descrição.