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Formação dos professores do AEE acontece semanalmente

Encontros mantêm os professores do Atendimento Educacional Especializado atualizados no processo de novos conhecimentos que ampliam o desempenho pr...

19/04/2024 às 21h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
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Comunicação Social
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A formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) é essencial para garantir que os profissionais estejam aptos a trabalhar com os alunos público-alvo da educação especial. 

Nesse contexto, a gerência de Educação Especial da SME organiza atividades semanais de aperfeiçoamento para os 51 professores, que se reúnem todas as sextas-feiras, no Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC). 

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O encontro começa com um momento coletivo, onde todos compartilham experiências e discutem questões pertinentes às práticas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Após esse momento inicial, os professores se dividem em quatro grupos, cada um com uma área de foco específica.

Os quatro grupos são divididos de acordo com as formações, são eles confecção de materiais, estudo do ensino colaborativo na educação infantil, escrita e elaboração dos planos dos alunos e procedimentos organizacionais das tecnologias. O primeiro grupo se concentra na produção de recursos didáticos adaptados para atender às necessidades dos alunos com deficiência. 

No segundo, os professores exploram estratégias e técnicas para promover a inclusão de alunos com necessidades específicas, por meio do trabalho colaborativo entre os profissionais da escola. O terceiro grupo se dedica ao aprimoramento das habilidades de escrita e à elaboração de planos individualizados de ensino para os alunos com necessidades específicas e no último grupo os professores aprendem sobre o uso de tecnologias e estratégias para integrá-las de forma eficaz no ambiente escolar.

Cada turma é dirigida pelos próprios integrantes do AEE, que são eleitos para liderar com base em suas competências e interesses. O rodízio entre os educadores é implementado para garantir que todos os professores tenham a oportunidade de liderar e participar de diferentes áreas de formação ao longo do ano.  

A organização desses grupos formativos é discutida entre os representantes de equipe, e as atividades são coordenadas por um professor de AEE que demonstra habilidades para direcionar os estudos, coordenados pela assistente de programas e projetos, Erika Volpe Marangoni.  Essa estrutura permite uma abordagem colaborativa e personalizada para o desenvolvimento profissional dos professores do AEE, visando melhorar a qualidade do atendimento aos alunos com necessidades específicas. 

Os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) também participam de cursos e eventos específicos voltados para a modalidade na qual trabalham.  Participar de eventos como o Fórum do Autismo, organizado pelo Hospital das Clínicas de Marília (HCM) em parceria com a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), demonstra um compromisso com a atualização e aprimoramento profissional. 

Esses eventos proporcionam oportunidades valiosas para os professores do AEE se manterem atualizados sobre as melhores práticas, tendências e descobertas mais recentes relacionadas ao autismo e outras condições dentro do espectro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Participar desses cursos e eventos não apenas enriquece o conhecimento dos professores, mas também os capacita a oferecer um suporte ainda mais eficaz e personalizado aos alunos com autismo matriculados na rede municipal de ensino e suas famílias.  

São iniciativas que promovem a colaboração entre diferentes profissionais e instituições, o que é fundamental para o desenvolvimento de uma abordagem inclusiva e holística na educação especial.

Educação Especial

A Lei Federal nº 9.394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, conhecida como LDB, define a educação especial como a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

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