Geral Mato Grosso do Sul
Crianças do CEI Detran ‘mergulham’ em experiências e narrativas ancestrais dos povos originários
Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, as crianças do CEI Detran - Claudete de Oliveira da Vera Cruz fizeram uma imersão na Cultura...
19/04/2024 19h06
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul

Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, as crianças do CEI Detran - Claudete de Oliveira da Vera Cruz fizeram uma imersão na Cultura dos Povos Indígenas. 

A equipe de professores, atelieristas e assistentes do CEI preparou atividades conforme a faixa etária de cada turma, desde os bebês até as crianças de 5 anos, para falar sobre povos indígenas respeitando a realidade de Mato Grosso do Sul.

As experiências abriram uma janela para a riqueza cultural, possibilitando a compreensão de que todos os dias são dias dos povos indígenas.

Continua após a publicidade

Conhecida internacionalmente, o universo da artista indígena sul-mato-grossense, Conceição dos Bugres também foi trabalhado com as crianças, por meio de estímulos às pesquisas, debates e reflexões.

“As crianças não apenas desvendaram a riqueza cultural e a força expressiva de seus trabalhos, como também se inspiraram para criar seus próprios "bugrinhos", reinterpretando a estética singular da artista com um toque pessoal e criativo”, é o que expressa o relato das educadoras da turma 5.

Outra atividade apresentou os grafismos da etnia kadiwéu. “Usamos bolachas de argila como tela e pintamos cada uma delas com tinta guache, nas cores que a etnia utiliza em suas cerâmicas. Foi uma experiência enriquecedora e divertida”, exemplifica publicação nas redes do CEI Detran.

Continua após a publicidade

Explorar o mundo com as mãos é uma experiência característica da infância. Para os bebês do CEI o aprendizado foi com o urucum. O fruto faz parte da tradição indígena para utilização nas pinturas corporais de diferentes etnias.

Uma das atividades imersivas contou com a presença do indígena, Agnaldo Terena, que veio de Anastácio para dialogar com os pequenos. "Ficamos imensamente felizes com a interação das crianças com a cultura indígena, Aguinaldo foi muito gentil em partilhar palavras e histórias referentes a sua etnia, trouxe um acervo de objetos e instrumentos musicais significativos para cultura terena. As crianças fizeram perguntas sobre seu colar, cocar e identidade", detalha relato da vivência, sob a ótica dos educadores.

O ponto alto dessa imersão foi a visita ao Museu das Culturas Dom Bosco nesta sexta-feira (12). Com autorização dos pais, as crianças foram guiadas pelos profissionais do CEI, e puderam conhecer um pouco mais desse universo dos povos indígenas.

Continua após a publicidade

"Ao oportunizarmos às crianças situações de experiência como essas criamos as condições propícias para que elas se apropriem concretamente do nosso universo cultural", destacou a diretora do CEI Detran, Ordália Almeida.

Acompanhe o dia a dia do CEI Detran nas redes sociais.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued e CEI Detran