Esportes São Sebastião - SP
Regata de Vela de São Sebastião reúne mais de 60 velejadores durante competição
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), promoveu a Regata de Vela de São Sebastião 2024, no último sábado (6), n...
07/04/2024 18h36
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), promoveu a Regata de Vela de São Sebastião 2024, no último sábado (6), na Praça da Vela, no bairro Porto Grande. A regata teve participação de cerca de 60 velejadores da Escola de Vela de São Sebastião (EVSS) e da Escola Municipal de Vela de Ilhabela (EMVI).

O evento teve caráter festivo e não competitivo, contemplando as classes ILCA 4, 6 e 7 (Geral), Optimist (Estreantes e Veteranos), Dingue e Snipe. Todos os participantes receberam medalhas de participação.

De acordo com o professor e técnico da equipe de vela de São Sebastião, Ari Lobo, o objetivo do evento foi resgatar as competições de vela em nosso município e preparar os velejadores para as grandes competições que ocorrem na temporada de 2024.

Continua após a publicidade

“Essa foi uma grande oportunidade para os amantes dos esportes náuticos vivenciarem mais de perto essa cultura das embarcações a vela. Nossa cidade tem uma vocação náutica evidente, com o potencial para realizar eventos de alta qualidade e fomentar essa modalidade que só tem crescido cada vez mais", complementou o professor.

O jovem velejador sebastianense, Henrique Fernandez, 13 anos, faz parte da EVSS há mais de dois anos e fez questão de participar do evento. “Apesar de ser uma competição de caráter festivo, sempre adoro participar, pois é muito bom estar junto com os amigos que fiz na vela. Além disso, posso treinar para chegar mais preparado para os campeonatos principais”, comentou Henrique.

Já o atleta de Ilhabela, Samy dos Santos Baptista, 12 anos, teve a melhor performance na classe optimist e fez a festa com os amigos. Para ele, as condições do mar e do vento estavam perfeitas para a prática do esporte e foi o que colaborou para ele conseguir obter um bom desempenho.

Continua após a publicidade

“São Sebastião é um lugar muito bom de velejar. Amo velejar aqui. Meu irmão é o Douglas Said, atleta de vela que já foi campeão brasileiro da classe optimist, me inspirei nele para começar nesse esporte. Desde os oito anos, pratico a vela e esse esporte só colabora para buscar os melhores objetivos na minha vida.”, contou Samy.

Elisabete Aparecida Bezerra, 62 anos, é avó da atleta de São Sebastião, Maria Eduarda, que está com 15 anos de idade e desde os sete integra a Escola de Vela de São Sebastião. De acordo com Elisabete, a vela levou a neta dela a ter uma vida mais saudável e deu muita disciplina para a jovem.

“Sempre estou na areia, torcendo por ela nas competições e ela me dá muito orgulho em praticar esse esporte tão lindo. Temos que incentivar os nossos filhos e netos a seguir o caminho do bem e a vela faz isso por si só. Na realidade, qualquer esporte é válido, pois contribui para o desenvolvimento físico, mental e comportamental dos jovens”, complementou Elisabete.

#PraTodosVerem: imagens de velejadores participando da Regata de Vela de São Sebastião. Fim da descrição.

Continua após a publicidade