Sebrae promove Espaço Empreendedor Rural durante Expapi 2017 em CG
17/05/2017 13:07

Sebrae promove Espaço Empreendedor Rural durante Expapi 2017 em CG

Evento começa neste domingo (21) no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, em Ca...

Evento começa neste domingo (21) no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande

Sebrae promove Espaço Empreendedor Rural durante Expapi 2017 em Campina Grande

Sebrae promove Espaço Empreendedor Rural durante Expapi 2017 em Campina Grande

Campina Grande sediará uma das mais tradicionais feiras de animais do Nordeste brasileiro, a 50ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi).

O evento começa neste domingo (21) e segue até o dia 28, no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho. Os produtores rurais e empreendedores terão a oportunidade de participar de capacitações no Espaço Empreendedor Rural. Estão programadas três oficinas sobre bovinocultura leiteira e três sobre avicultura caipira da quinta-feira (25) ao sábado (27).

As capacitações são gratuitas, conforme o gestor do projeto Sertão Empreendedor do Sebrae, João Bosco da Silva. “São oficinas práticas, onde o produtor tem a oportunidade de executar o aprendizado. Quando ele chegar em seu ambiente, ele poderá replicar essas técnicas”, explicou, acrescentando que o espaço vai apresentar diversas ações que o Sebrae promove na área do agronegócios, como o projeto Sertão Empreendedor, e do turismo rural.

“Teremos uma diversidade de produtos do Sebrae para que tanto os produtores quanto os visitantes possam saber o que há na área rural de incentivos aplicados pelo Sebrae e outros órgãos. A Casa de Cumpade, o Campina Hostel, o Hotel Criativo e o Garden Hotel Resort, estarão mostrando seus atrativos do turismo rural e serviços de hospedagens”, disse. A Rota Cariri Cultural, criada pelo Sebrae em Monteiro, no Cariri, será apresentada ao público como um produto do turismo rural.

De acordo com João Bosco, o Espaço Empreendedor Rural mostrará ainda os parceiros Peasa, Senar e Siscoob, além do projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) Cariri Oriental. A Expapi tem o objetivo de gerar volume de negócios para o setor agropecuário, comercializar animais, máquinas e feno, além de apresentar novas tecnologias.

“Campina sempre é palco de grandes exposições e, apesar das dificuldades, esta edição não será diferente. Nós já fizemos duas grandes edições em João Pessoa e os produtores e parceiros estão engajados para realizar grandes negócios na Borborema”, disse o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Rômulo Montenegro.

A Feira é realizada pela Sedap, com a Sociedade Rural da Paraíba. Conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), Sebrae Paraíba, além das associações Paraibana dos Criadores de  Caprinos e Ovinos (Apacco), Paraibana dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador, Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Org Cooperativas do Brasil (OCB), e Kennel Clube PB.

Serviço

Evento: Espaço Empreendedor Rural na 50ª Expapi

Data: Quinta-feira (25) ao sábado (27)

Local: Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, Ligeiro, Campina Grande-PB

Programação oficinas

Quinta (25), Sexta (26) e Sábado (27)

10h às 12h: Sistema de plantio de palma / Técnica de conservação de forragem Práticas de ordenha / Minhocário e Larvário / Chocadeira Alternativa / Principais doenças em aves caipiras;

14h às 16h: Sistema de plantio de palma / Técnica de conservação de forragem / Práticas de ordenha / Minhocário e Larvário / Chocadeira Alternativa / Principais doenças em aves caipiras.