Palma é usada na produção de produtos culinários no Cariri da Paraíba
05/04/2017 14:41

Palma é usada na produção de produtos culinários no Cariri da Paraíba

Raquete da planta é o ingrediente principal de pratos preparados na zona rural do mu...

Raquete da planta é o ingrediente principal de pratos preparados na zona rural do município de São José dos Cordeiros.

onhecida por ser utilizada no consumo animal em várias regiões do Nordeste há decadas, a Palma ganhou outra destinação na zona rural do município de São José dos Cordeiros, no Cariri da Paraíba: ela virou ingrediente básico na preparação de pratos consumidos por moradores da região.

A inovação nasceu em uma propriedade situada no sítio Cardozo. A lista de receitas feitas com a planta é grande e contempla pratos como omelete de palma, doce de coco com chocolate e palma, panqueca de palma e até torta salgada de palma. A propriedade é de Wilson Barros, mas toda a comunidade pode plantar no local.

Wilson explica que a propriedade serve como uma espécie de bancos de sementes e tem beneficiado muitas pessoas na região. “Todos podem ter acesso aqui porque é um banco de sementes para a comunidade. Tem a palma, tem capim, tem cana, macaxeira, traz muitos benefícios para a comunidade”, avalia.

O trabalho é dividido e os moradores formam grupos na hora de colher os brotos da palma, que também são chamados de raquetes. São justamente as raquetes o principal ingrediente dos pratos produzidos. Depois da colheita, os moradores levam os brotos para uma Escola Municipal, que oferece um curso para capacitar as pessoas a utilizar a palma em receitas tradicionais.

O curso é oferecido pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e pretende repassar estratégias de convivência com a seca. A agricultora Rosa Montenegro, que participou de todas aulas, espera que as receitas aprendidas possam gerar uma transformação na comunidade. “Nós já estamos acreditando e percebendo o quanto é importante o consumo da palma”, comemora.

Outra participante do curso, a merendeira Vânia Pereira, vai usar os ensinamentos para melhorar o cardápio na escola onde trabalha. “Eu vou acrescentar a palma no suco, na merenda escolar vou acrescentar na forofa, no arroz, muita coisa que vai ser nutritiva” explicou.



x Close

Curta nossa Página!