SiteLock
15/12/2016 18:23

Monteiro recebe, neste sábado, mais uma edição do Som nas Pedras

Evento será neste sábado (17), na Pedra dos Índios, localizada no Complexo Zabé d...

Evento será neste sábado (17), na Pedra dos Índios, localizada no Complexo Zabé da Loca

O Assentamento Santa Catarina, em Monteiro, recebe neste sábado (17) a 5º edição do Som nas Pedras. O evento será realizado na Pedra dos Índios e vai apresentar, a partir das 18h30, Ju Vieira e Neguinho de Arcoverde. Criado em junho deste ano, o Som nas Pedras é um das ações para estímulo da Rota Cariri Cultural.

O projeto tem à frente a produtora cultural Josivane Caiano, afilhada da mestre do pífano, Zabé da Loca. De acordo com a empreendedora, a proposta do evento é atrair turistas de outras cidades da Paraíba e de outros Estados para conhecer o Assentamento. As visitas podem ser agendadas com um agente de viagens e guiadas por condutores de turismo locais.

“O povo do Santa Catarina é de uma cultura festiva, que mantém a tradição da Marzuca, um coco de roda, há muitos anos. Pretendemos montar uma escolinha para crianças e adolescentes aprenderem a manter nossas tradições musicais, com aprendizado do pífano, o instrumento de Zabé da Loca. Espero que nosso ponto de turismo cultural e rural permaneça e faça esses e outros sonhos se realizarem”, destacou.

Através do projeto de Desenvolvimento Territorial Cariri Ocidental do Sebrae em Monteiro, são realizadas ações para estruturar a cadeia produtiva do Turismo com capacitações e consultorias. “Percebemos o aumento do interesse dos empresários de Monteiro por cursos de inovação. A Rota Cariri Cultural já foi uma inovação que esse grupo debatia. Convido a todos a conhecer nossa cidade e tradições culturais e a curtir o Som nas Pedras”, concluiu a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, que destacou o incentivo local que é oferecido aos empreendedores.

 

Produção – O Som nas Pedras é realizado na estrutura do Complexo Zabé da Loca, que reúne restaurante, Memorial e a antiga loca ou gruta onde a pifeira morou por mais de 20 anos. O evento é realizado num dos seis pontos da Rota, a Pedra dos Índios.

O primeiro evento teve a participação do poeta Pedro Soares, de João Pessoa, recitando poesias. Em julho, no sábado (16), a 2ª edição do Som apresentou a música popular brasileira de Milton Dornelas, de João Pessoa. Em agosto, no sábado (20), houve a 3ª edição do evento com Carim da Prata e Jabitaca, dois cantadores do Cariri. E a 4ª edição do evento mostrou a conterrânea do Cariri, da cidade de Zabelê, a cantora Sandra Belê.

Segundo Josivane, o fluxo de turistas tem aumentado na região. Mais de 300 visitantes passaram pelo Complexo Zabé da Loca em 2016 e o fluxo de clientes no restaurante Casa de Zabé também está crescente. Recentemente, uma equipe da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) visitou a Rota por dois dias e aprovou o trabalho.

Serviço

Evento: Som nas Pedras; Data: sábado (17);

Local: Pedra dos Índios, Assentamento Santa Catarina, BR 412;

Agência de viagens: Monte Viagens (Jaqueline – 98709-8808);

Condutores: Beato Vicente 99889-0103, Robson 99911-7312, Allison 99969-3346, César 99949-0950, Espedito 99918-6003, Benício 98652-3511, Philipe 99622-9150.