A 30 dias do São João de Campina Grande, veja preparativos no Parque do Povo
03/05/2017 08:48

A 30 dias do São João de Campina Grande, veja preparativos no Parque do Povo

Estrutura no Parque do Povo está sendo montada e deve ser concluída no dia 25 de ma...

Estrutura no Parque do Povo está sendo montada e deve ser concluída no dia 25 de maio. São João começa dia 2 de junho.

Novo modelo de palco principal do São João de Campina Grande tem formato 360 graus (Foto: Artur Lira /G1)

Novo modelo de palco principal do São João de Campina Grande tem formato 360 graus (Foto: Artur Lira /G1)

Faltando 30 dias para começar O Maior São João do Mundo 2017, em Campina Grande, no Agreste paraibano, as mudanças na estrutura já podem ser percebidas no entorno do Parque do Povo. O evento acontece entre os dias 2 de junho e 2 de julho, com 31 noites de festa. No dia 25 de maio, toda a estrutura deve estar concluída, segundo a empresa organizadora do evento.

No Parque do Povo, serão 224 quiosques e barracas para venda de bebidas e comidas, além 31 camarotes e dois palcos fixos para shows, sendo um maior na parte superior do parque do povo e outro menor da parte inferior da arena. Além disse, ainda na parte superior estão sendo montadas as ilhas de forró.

 

 Camarotes estão sendo montados na antiga área onde ficava o palco principal.  (Foto: Artur Lira / G1)

Camarotes estão sendo montados na antiga área onde ficava o palco principal. (Foto: Artur Lira / G1)

A cidade cenográfica está sendo montada e a representação da antiga Vila Nova da Rainha já está quase pronta. A réplica da Catedral de Campina Grande está com a estrutura de metal montada e aguarda o revestimento. Também já está sendo preparado um espaço para a montagem da “fogueira gigante”. Ainda na parte inferior, as barracas e quiosques estão sendo montados nas laterais, deixando mais espaço para os fluxos de pessoas.

 
 

 Reprodução cenográfica da Vila Nova da Rainha já está montada no Parque do Povo  (Foto: Artur Lira / G1)

Reprodução cenográfica da Vila Nova da Rainha já está montada no Parque do Povo (Foto: Artur Lira / G1)

Já na parte superior do Parque do Povo, estão ocorrendo as maiores mudanças. O palco agora vai ter um formato 360 graus, localizado no meio da arena de shows. Já os camarotes saíram das laterais e foram para o espaço onde ficava o palco principal na edição do ano passado. Além de ter um formato 360 graus, o palco terá quatro passarelas, que vão proporcionar uma maior interação entre os artistas e o público.

Visita técnica

 

 Corpo de Bombeiros e Polícia Militar fizeram visita técnica ao Parque do Povo (Foto: Artur Lira / G1)

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar fizeram visita técnica ao Parque do Povo (Foto: Artur Lira / G1)

Nesta terça-feira (2), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar fizeram a primeira visita técnica para avaliar a estrutura do Parque do Povo e planejar o esquema de segurança e de combate a incêndios e operações de resgate. A comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM), tenente-coronel Josilene Sales aprovou a mudança e disse que o novo formato deve facilitar o fluxo e de pessoas e garantir maior facilidade para evasões em caso de emergência.

“O objetivo é orientar a empresa sobre a localização das saídas de emergência, do corredor de emergência e o posicionamento das câmeras para que o Corpo de Bombeiros também tenha acesso para auxiliar as equipes. Pelo menos a concentração de pessoas na área do palco já está melhor, pois o público vai ser distribuído em quatro localidades”, disse ela.

100 câmeras de segurança

Para realizar o monitoramento do que acontece dentro do Parque do Povo e nas ruas próximas, a Polícia Militar vai contar com um sistema com 100 câmeras de segurança, sendo 4 delas com captação em 360 graus, instaladas em locais altos e estratégicos, além de um drone. Também vai ser montado um camarote para a segurança pública, onde será montada a central de monitoramento de câmeras.

Outra mudança para a edição deste ano é que a estrutura da festa está sendo isolada das casas e estabelecimentos da Rua Sebastião Donato. Antes, moradores e comerciantes desta rua eram integrados à festa. O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBBM), tenente-coronel Lamarke Victor, disse que o isolamento vai garantir mais segurança e controle de entrada e saída de pessoas e produtos.

 

 Este ano, casas e estabelecimentos da Rua Sebatião Donato vão ser isolados da estrutura  do Parque do Povo, em Campina Grande (Foto: Artur Lira / G1 / Arquivo)

Este ano, casas e estabelecimentos da Rua Sebatião Donato vão ser isolados da estrutura do Parque do Povo, em Campina Grande (Foto: Artur Lira / G1 / Arquivo)

“Esse ano ele [o Parque do Povo] vai estar realmente isolado. Então isso permite que todas as pessoas que aqui estiverem passem pela revista e se tenha um controle de entrada e saída, inclusive os comerciantes”, disse o comandante da Polícia Militar.

Acessibilidade

 

 Além de rampas nos acessos, Parque do Povo tem camarote para cadeirantes. (Foto: Reprodução /  TV Paraíba)

Além de rampas nos acessos, Parque do Povo tem camarote para cadeirantes. (Foto: Reprodução / TV Paraíba)

De acordo com o projeto de montagem do Parque do Povo, as entradas do evento terão todas rampas de acesso para cadeirantes. No setor superior, onde fica o palco principal, também vai ser montado um camarote exclusivo para cadeirantes, com visão privilegiada do palco principal.

Trem do Forró

 

 O famoso trem do forró já está com as viagens marcadas entre Campina Grande e o Distrito de Galante (Foto: Rafael Melo/G1/Arquivo)

O famoso trem do forró já está com as viagens marcadas entre Campina Grande e o Distrito de Galante (Foto: Rafael Melo/G1/Arquivo)

A locomotiva forrozeira, conhecida como também como o “Trem do Forró”, vai sair nos dias 10, 11, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho. Nas viagens, o trem sai da estação velha de Campina Grande e segue para o distrito de Galante, na zona rural, pela manhã, às 10h, e passa o dia no distrito – onde há restaurantes, bares e shows em palco. O retorno ocorre por volta das 16h. Em cada trecho (ida ou volta), o percurso é de 20 quilômetros e dura cerca de 2h30.

O trem tem sete vagões livres, onde os passageiros podem ficar em pé e dançar. Em cada vagão vai um trio de forró pé-de-serra e os passageiros podem passar de um para o outro. A cada viagem, o “Trem do Forró” leva até mil passageiros. O ingresso custa de R$ 125 a R$ 150 (dependendo do lote) e dá direito ao kit com camisa, ingresso, pulseira e café da manhã. Dentro do trem há estrutura para venda de bebidas, atendimento médico e café da manhã.

Casamento Coletivo

 

 Cerimônia oficializa a união de 100 casais durante o Maior São João do Mundo, em Campina Grande.  (Foto: Taiguara Rangel/G1/Arquivo)

Cerimônia oficializa a união de 100 casais durante o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. (Foto: Taiguara Rangel/G1/Arquivo)

No casamento coletivo durante o São João 2017 de Campina Grande, 100 casais poderão oficializar a união estável, em caráter civil. O Casamento Coletivo será realizado na Pirâmide do Parque do Povo, a partir das 19h, no dia 12 de junho, véspera dos festejos de Santo Antônio. A Prefeitura de Campina Grande custeia os trâmites cartoriais, aluguel do vestido de noiva, buquês, terno do noivo, maquiagem e o penteado para as noivas.